Eduardo Paes visita os barracões das escolas do Grupo Especial
Prefeito visita todos os barracões da Cidade do Samba e se empolga com o que vê na preparação do carnaval 2022
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Grupo Especial
- 17 Abril 2022 - 17:31
O Prefeito Eduardo Paes visitou na manhã de sábado, 16, todos os barracões da Cidade do Samba, incluindo os 12 ocupados por Agremiações do Grupo Especial e dois de Escolas da Série Ouro (Ilha e Estácio). Acompanhado pelo presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, e diretores da entidade, entre eles Elmo José dos Santos, de Carnaval; Gabriel David, de Marketing; e Hélio Motta, vice-presidente e diretor Comercial, o Prefeito viu de perto que o sonho de realizar um dos melhores desfiles de todos os tempos está bem próximo de acontecer.
“As Escolas de Samba se superaram. Conseguiram vencer as dificuldades e tristezas impostas pela pandemia e fizeram um trabalho realmente maravilhoso. Será uma missão difícil para os julgadores apontar a mais bonita. Estão todas de parabéns!” – resumiu Paes, ainda emocionado pelas homenagens que recebeu.
Manifestações de carinho
Na Grande Rio, depois de uma exibição de passistas, do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira (Daniel Werneck e Taciana Couto), o Prefeito ouviu uma explanação dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora sobre o enredo “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”.
Na Imperatriz Leopoldinense, que está de volta ao Grupo Especial, conversou com a carnavalesca Rosa Magalhães sobre o enredo que homenageará Arlindo Rodrigues, relembrando carnavais memoráveis que o cenógrafo produziu para a Escola de Ramos.
Na Unidos da Tijuca, o Prefeito ouviu do carnavalesco Jack Vasconcelos curiosidades sobre o enredo que concentra as lendas do guaraná. Na Beija-Flor de Nilópolis, parabenizou o carnavalesco Alexandre Louzada pelo belo conjunto de alegrorias que exaltam a negritude. Abraçado pelo presidente Luís Carlos Magalhães, o prefeito fez reverências ao entrar no barracão da Portela, sua Escola de coração.
Surpresa na Mangueira
Já quase no final do tour, que começou por volta de 11 horas e se estendeu até às 15 horas, Paes foi surpreendido pela Velha Guarda da Mangueira. Posicionados ao longo do corredor do segundo pavimento, os mangueirenses receberam a chegada do Prefeito cantando o samba-enredo que exalta Cartola, Jamelão e Delegado, com direito a show de passistas e uma exibição de Carlinhos do Pandeiro. O Prefeito subiu ao segundo andar para fazer o seu agradecimento. Na volta, percorreu o barracão, acompanhado pelo carnavalesco Leandro Vieira.
Nos barracões da Viradouro, Paraíso do Tuiuti, São Clemente, Mocidade, Salgueiro e Vila Isabel, as manifestações de carinho e apreço pelo Prefeito não foram menores, sempre recebido por presidentes, diretores de carnaval e membros da diretoria, que o presenteavam com camisas e brindes alusivos aos carnavais que levarão para a Sapucaí. De quando em quando, Paes atendia aos pedido de funcionários mais humildes, que o solicitavam para fazer uma foto no celular.
Rei Momo receberá Chave da Cidade
Na saída, o prefeito deu uma entrevista aos jornalistas, que não puderam documentar o tour pelos barracões a pedido das Escolas, preocupadas em manter o sigilo sobre os seus carros alegóricos.
“Está tudo pronto. Foi muito bom poder visitando a Cidade do Samba, novamente. As pessoas do carnaval sofreram muito. A festa será linda. Meu conselho para os brasileiros: o Carnaval do Rio está imperdível. O nosso povo é alegre e sem preconceitos. Temos vários enredos falando de religiões de matriz africana”, comentou, enfatizando que os hotéis estão cheios, mas “sempre haverá lugar para quem quiser compartilhar de nossa alegria”.
O Prefeito anunciou que na próxima quarta-feira, 19, estará entregando a Chave da Cidade ao Rei Momo Wilson Dias e suas princesas, evento que não é realizado há seis anos: “A partir daquela data, vocês terão que falar é com o gordinho; será ele quem vai mandar na Cidade Maravilhosa!”
Check List no Sambódromo
Logo depois da saída do Prefeito, a diretoria da LIESA rumou para o Sambódromo, onde o presidente Jorge Perlingeiro fez um check list das últimas providências, vistoriando a pista de desfiles, visitando camarotes e as instalações da Sala de Imprensa, junto à Praça de Alimentação. À noite, assistiu a novos testes da iluminação cenográfica.
“Foi um dia cansativo, mas extremamente proveitoso e alegre. Está tudo pronto para que tenhamos um carnaval memorável. E, se Deus quiser, com tempo bom!” – concluiu Perlingeiro, já pouco depois das 20 horas.
(Fotos: Maria Zilda Matos/LIESA)