Segunda rodada de ensaios técnicos do Rio tem Portela e Tijuca na Avenida
Escolas da Série Ouro abrem os treinos oficiais no sábado; Agremiações do Grupo Especial treinam no domingo e prometem levar grande público ao Sambódromo
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Rio de Janeiro
- 12 Janeiro 2024 - 02:47
Para o segundo fim de semana de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí, os torcedores que ocuparem as frisas e arquibancadas para assistir às apresentações gratuitas devem ficar atentos ao horário. Atendendo a um pedido do prefeito Eduardo Paes, as escolas do Grupo Especial, como Portela e Unidos da Tijuca, que se apresentam neste domingo, iniciarão seus ensaios uma hora mais cedo, às 19h30 e 21h, respectivamente. No sábado, a partir das 19h, quatro escolas da Série Ouro, União de Maricá, Acadêmicos de Niterói, Unidos de Bangu e União da Ilha, entrarão na Avenida.
Após o primeiro ensaio técnico, no qual Mocidade e Porto da Pedra focaram em interações nas redes sociais, Portela e Tijuca seguiram o mesmo caminho. Através do Instagram, as escolas brincaram com suas respectivas idades e o uso da tecnologia.
As tradicionais Portela e Tijuca, com mais de 90 e 100 anos, formaram o grupo autodenominado "Jovens Senhoras". As postagens, simulando um chat em um aplicativo de conversa, exploram o uso da internet pelas escolas mais antigas, além de compartilharem receitas e experiências, como a feitura de feijão.
Com uma trajetória de 22 carnavais, a Portela, de Madureira, coleciona troféus em sua sala de troféus, enquanto a Unidos da Tijuca, do Borel, possui quatro títulos e ambas buscam posições mais elevadas em 2024. No último carnaval, a Portela ficou na antepenúltima colocação, enquanto a Tijuca alcançou o 9º lugar.
Ambas as escolas realizaram mudanças para a nova temporada. Na Portela, André Rodrigues e Antonio Gonzaga assumiram o posto de carnavalescos no lugar de Renato e Márcia Lage. Squel Jorgea é a nova porta-bandeira, formando dupla com o mestre-sala Marlon Lamar. Lucinha Nobre, ex-Portela, agora compõe o casal da Tijuca, ao lado de Matheus André.
A Unidos da Tijuca também teve alterações nos microfones, com Ito Melodia assumindo a posição de intérprete. Alexandre Louzada substitui Jack Vasconcelos como carnavalesco. As rainhas, Lexa e Bianca Monteiro, permanecem em seus postos.
Pela Série Ouro, as apresentações deste sábado incluem a estreante União de Maricá, Acadêmicos de Niterói, Unidos de Bangu e União da Ilha.
O MetrôRio mantém seu planejamento mesmo com os ensaios de domingo antecipados em uma hora. As estações Central do Brasil e Praça Onze funcionarão até meia-noite aos domingos para receber o público após os eventos na Sapucaí. As demais estações fecham às 23h, atendendo apenas passageiros desembarcando após esse horário.
Nos sábados, o metrô operará em seu horário regular, com todas as estações abertas até meia-noite.
Neste fim de semana, a Linha 2 funcionará entre a Pavuna e General Osório, em Ipanema, enquanto as Linhas 1 e 4 atenderão da estação Uruguai, na Tijuca, até o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.
Ao ingressar no Sambódromo, é importante observar as restrições em relação às bebidas: recipientes de vidro, como garrafas, são proibidos. No entanto, potes com comida, coolers e bolsas térmicas de tamanho pessoal estão autorizados. A seguir, confira o que é permitido e proibido entrar na Sapucaí, conforme divulgado pela Rio Carnaval:
O QUE É PERMITIDO:
Alimentos destinados a consumo individual
Garrafas plásticas
Copos térmicos ou reutilizáveis
Latas
Mochila ou bolsa
Coolers pequenos e bolsas térmicas
Capa de chuva
Carrinho de bebê
O QUE NÃO É PERMITIDO:
Cadeiras e bancos
Guarda-chuva pontiagudo
Objetos cortantes
Animais
Lasers
Bandeiras ou cartazes com conteúdo ofensivo, ou incitando a
violência
Skate, bicicleta ou qualquer outro veículo motorizado ou elétrico