Exposição "Eu Mesmo, Carnaval" celebra paixão de Mário de Andrade
No embalo do bicampeonato da Mocidade Alegre que celebrou a vida do artista em 2024, exposição marca relação do artista com a cultura popular
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Carnaval de São Paulo
- 13 Novembro 2024 - 21:18
O Carnaval paulistano ganha uma nova dimensão com a exposição “Eu Mesmo, Carnaval”, que celebra a relação de Mário de Andrade com a cultura popular e a festa carnavalesca. A mostra, que fica em cartaz até maio de 2025 na Casa Mário de Andrade, é uma parceria entre o museu e a Mocidade Alegre, escola de samba bicampeã de 2024. A exposição explora a profunda conexão do poeta com o Carnaval de São Paulo e outras manifestações culturais brasileiras, refletindo sua visão única sobre o país e suas tradições.
Com o enredo do desfile campeão de 2024, “Brasiléia Desvairada: A busca de Mário de Andrade por um país”, como tema central, a exposição oferece uma imersão no universo criado pelo escritor, inspirada em suas viagens folclóricas para descobrir a identidade cultural do Brasil. O visitante é guiado por Arlequim, uma figura que simboliza tanto a “cidade desvairada” de São Paulo quanto o próprio Mário de Andrade, e que aparece em sua obra como um reflexo da efervescência cultural da época.
O nome da exposição é uma referência ao verso do poema “Carnaval Carioca”, de Mário de Andrade, que expressa a sua conexão com o Carnaval. Além das fantasias que brilharam no desfile da Mocidade Alegre, a mostra conta com uma cenografia interativa e imersiva, criada pela artista Stella Tedesco e com curadoria de Arthur Major, pesquisador da Casa Mário de Andrade, e Fábio Parra, diretor cultural da Mocidade Alegre. Juntos, eles uniram a arte museológica e a magia do samba para oferecer uma experiência única aos visitantes.
A abertura da exposição, realizada em 9 de novembro, foi um momento marcante, com a presença da presidente da Mocidade Alegre, Solange Cruz, e integrantes da escola de samba, que levaram o ritmo e a energia do Carnaval para dentro do museu. Solange Cruz compartilhou sua emoção com o público: “É uma felicidade imensa falar sobre Mário de Andrade novamente. Em 2004, no nosso primeiro ano de gestão, ele também estava no nosso desfile. Quando o enredo foi apresentado, todos nós nos emocionamos. E esse enredo lindo foi o responsável pelo nosso bicampeonato. Tenho certeza de que Mário de Andrade nos abençoou e trouxe toda a leveza do Carnaval e de suas viagens.”
A exposição "Eu Mesmo, Carnaval" oferece uma verdadeira celebração à arte, à cultura popular e ao legado de Mário de Andrade, além de destacar o triunfo da Mocidade Alegre no carnaval de 2024.
Serviço: Exposição “Eu Mesmo, Carnaval”
Local: Museu Casa Mário de Andrade – Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda, São Paulo, SP
Data: Até 11 de maio de 2025
Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h30
Entrada: Gratuita
Foto: Felipe Araujo / Liga-SP