Campeãs do Rio de Janeiro e de São Paulo serão conhecidas simultaneamente
Situação inusitada! Leitura das notas atribuídas pelos julgadores na Sapucaí e no Anhembi acontece ao mesmo tempo
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Grupo Especial
- 25 Abril 2022 - 08:01
Depois das fortes emoções que as escolas de samba apresentaram nas pistas dos sambódromos do Anhembi e da Marquês de Sapucaí entre quarta, dia 20, e sábado, dia 23, chegou a hora de conhecer quais escolas serão as grandes campeãs do carnaval.
Quem sobe? Quem desce? Perguntas que começarão a ser respondidas à partir das 16h desta terça, dia 26, quando conheceremos as notas atribuídas pelos julgadores que avaliaram as agremiações do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ambas as apurações serão transmitidas pela TV Globo.
Devido à pandemia do Coronavírus, os desfiles das escolas de samba foram adiados. Ao invés acontecerem em fevereiro, tradicional mês da festa pagã, em 2022 a folia foi realizada nos feriados do mês de abril, o que gerou uma situação inusitada. As campeãs dos carnavais carioca e paulista serão conhecidas ao mesmo tempo, pois a leitura das notas acontece simultaneamente na Sapucaí e no Anhembi.
No Rio, doze agremiações buscam o primeiro lugar. Em são Paulo, quatorze escolas disputam o título. Após a leitura das notas do Grupo Especial, acontece as apurações dos grupos de acesso das duas cidades.
RIO DE JANEIRO
A apuração acontece na Praça da Apoteose e as arquibancadas dos setores 12 e 13 serão abertas ao público que quiser torcer por sua escola de coração presencialmente. No setor onde acontece a leitura das notas será permitida apenas a entrada por quem estiver credenciado.
As seis primeiras colocadas retornam à Marques de Sapucaí no próximo sábado para o desfile das escolas campeãs do Rio de Janeiro. A última colocada será rebaixada para a Série Ouro (Grupo de Acesso), comandado pela Liga-RJ no próximo carnaval.
No início da tarde, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) realizará um sorteio para estabelecer a ordem de leitura das notas dadas pelos julgadores do carnaval do Grupo Especial.
SÃO PAULO
Na capital paulista, a leitura das notas acontece no Sambódromo do Anhembi. O evento é aberto apenas para imprensa credenciada e representantes das escolas, além da diretoria da Liga-SP, sem a presença de público, devido à invasão do espaço de apuração do carnaval que aconteceu em 2013.
Em reunião na tarde desta segunda, dia 24, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (LIGA-SP) anunciou que Colorado do Brás e Acadêmicos do Tatuapé, ambas do Grupo Especial, perderão 0,5 (meio ponto) cada agremiação na totalização de notas do carnaval paulistano.
A Colorado foi punida por apresentar merchandising em sua passagem o que é proibido pelo regulamento da entidade por causa dos direitos de transmissão televisiva. Já a Tatuapé, sofrerá a mesma penalidade, mas por utilizar uma empilhadeira da Liga-SP para rebocar uma alegoria quebrada que ficou parada na Avenida.
No Grupo Acesso I, a Mocidade Unida da Mooca perderá 0,1 (um décimo) por ter infringido o Art. 15, seção I, letra a inciso 3, do regulamento que proíbe, após as 17:30 horas, a entrada de partes, peças, esculturas, nos portões de acesso da concentração, dispersão e pista, para montagem das alegorias.
A Liga-SP também realizou o sorteio da ordem de leitura das notas dadas pelos julgadores do carnaval paulistano. A apuração começa com as notas dos jurados do quesito harmonia e termina com a leitura do quesito comissão de frente.
No Grupo de Acesso I, a leitura começa com as notas dos julgadores de alegorias e adereços e também termina com as notas das comissões de frente, assim como no Grupo de Acesso II que repete a sequência do Grupo Especial.
COFIRA A ORDEM DE LEITURA DAS NOTAS DO CARNAVAL DE SÃO PAULO
GRUPO ESPECIAL
1 – Harmonia
2 – MS e PB
3 – Enredo
4 – Evolução
5 – Bateria
6 – Fantasia
7 – Alegoria
8 – Samba-Enredo
9 – Comissão de Frente
GRUPO DE ACESSO I
1 – Alegoria
2 – Harmonia
3 – MS e PB
4 – Enredo
5 – Evolução
6 – Bateria
7 – Fantasia
8 – Samba-Enredo
9 – Comissão de Frente
GRUPO DE ACESSO II
1 – Harmonia
2 – MS e PB
3 – Enredo
4 – Evolução
5 – Bateria
6 – Fantasia
7 – Alegoria
8 – Samba-Enredo
9 – Comissão de Frente
As cinco primeiras colocadas do Grupo Especial voltam ao Sambódromo do Anhembi na próxima sexta, dia 29, acompanhadas da campeã e vice do Grupo de Acesso I e da vencedora do Grupo de Acesso II.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Nas duas cidades, o primeiro critério de desempate para escolas que obtenham a mesma pontuação será o último quesito que for lido na apuração. Caso o empate persista, o penúltimo quesito apurado será utilizado para desempatar o certame e assim sucessivamente.
JUSTIFICATIVAS DAS NOTAS
As justificativas das notas – diferentes de dez – aplicadas pelos julgadores dos carnavais do Rio e de São Paulo será divulgada pela Liesa, na próxima quinta, dia 28, e pela Liga-SP na próxima semana.