Sorteio para definir a ordem dos desfiles do carnaval 2023 será no dia 11 de julho

Liesa define data para o sorteio do Grupo Especial do Rio de Janeiro; Pares serão divulgados em breve; Império Serrano e Tuiutí abrirão os desfiles

 

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) anunciou que o sorteio para a definição da ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especialpara o carnaval de 2023 acontecerá no próximo dia 11 de junho, às 21 horas, na Cidade do Samba, região portuária do Rio.

 

O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, dia 09, pelo presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, durante reunião plenária da Entidade, realizada na Cidade do Samba. Perlingeiro esclareceu que, a exemplo dos anos anteriores, o sorteio será definido através de cinco pares, objetivando o equilíbrio de forças nos dois dias de espetáculo. Os presidentes receberam uma proposta da formação desses cinco pares e terão até o dia 04 de julho para apresentar sugestões.

 

Pelo regulamento do desfile, duas agremiações já possuem posições definidas: Império Serrano, campeã do Grupo de Acesso Série Ouro, e a Paraíso do Tuiuti, 11ª colocada do Grupo Especial, em 2022. Caberá ao Império Serrano fazer a abertura dos desfiles de domingo, dia 19/2, e a Tuiuti será a primeira a se exibir na Segunda-Feira, 20/2.

 

No sorteio de cada par, a escola cujo representante tirar a bolinha de maior número (de 1 a 10), escolherá o dia de desfile. Em seguida, haverá o sorteio da ordem de desfile (bolinhas de 2 a 6) entre as escolas de domingo e as de segunda-Feira. O regulamento estabelece um prazo de 10 minutos após o sorteio para que aconteçam possíveis trocas entre agremiações que desfilarão no mesmo dia.

 

Troca-troca em cinco barracões

 

Na primeira reunião plenária realizada após o Carnaval 2022, o presidente da LIESA agradeceu aos presidentes pela qualidade do espetáculo apresentado por todas as agremiações, o que mereceu muitos elogios dos parceiros da Liga, da crônica especializada e do público. Jorge Perligeiro considerou que, apesar de haver menos tempo para organizar o próximo espetáculo (cerca de nove meses até fevereiro de 2023), está convicto de que as escolas farão um espetáculo ainda mais emocionante que o de abril.

 

 

Perlingeiro anunciou que, em breve, acontecerão mudanças na ocupação de cinco barracões da Cidade do Samba. União da Ilha do Governador, Estácio de Sá e São Clemente, que agora pertencem ao Grupo de Acesso Série Ouro, deixarão, respectivamente, os barracões 02, 07 e 09.

 

De volta ao Grupo Especial, o Império Serrano ficará no barracão 07. Por questões de melhor logística, o Paraíso do Tuiuti passará para o barracão 09 e a Imperatriz Leopoldinense para o 02. A LIESA ficará com os barracões 03 e 14 - anteriormente ocupados por Tuiuti e Imperatriz - para ampliação dos setores administrativo e cultural.

 

(Fotos: Henrique Matos/Liesa)

 

Copyright© 2007/2024 - TAMBORINS.COM.BR - Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.