Noite dos Enredos empolga público na Cidade do Samba
Depois de uma pausa de 10 anos, tradicional evento de apresentação dos enredos volta a fazer parte do calendário carnavalesco
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Grupo Especial
- 31 Agosto 2024 - 12:39
Após mais de 10 anos de intervalo, o tradicional evento que apresenta os enredos do Grupo Especial voltou ao calendário do Rio Carnaval. Com um formato renovado, focado nos sambistas, foliões e torcedores, as 12 escolas de samba do Grupo Especial proporcionaram um verdadeiro espetáculo de arte e cultura durante as apresentações na Cidade do Samba, na sexta-feira (30).
Cerca de oito mil pessoas puderam acompanhar, de forma gratuita, a magia dos desfiles ao doar 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado a comunidades e projetos sociais. As escolas usaram recursos de dança, música, teatro e audiovisual para revelar os enredos que apresentarão na Sapucaí em 2025.
“O Rio Carnaval 2025 trará uma diversidade cultural incrível nos enredos. Ver a Cidade do Samba lotada, com as agremiações e o público compartilhando essa energia, é motivo de muita alegria”, afirmou Gabriel David, presidente da Liesa.
A edição também trouxe uma importante novidade: um espaço PCD, com monitores e intérpretes de Libras, garantindo acessibilidade para todos os presentes. O objetivo foi proporcionar uma experiência inclusiva, permitindo que todos vivessem o Carnaval, independentemente de suas condições.
Para assegurar a igualdade entre as escolas, cada uma teve 12 minutos cronometrados para apresentar seu enredo. A Unidos de Padre Miguel e a Unidos da Tijuca brilharam com coreografias expressivas e dança, enquanto a Mocidade fez uma viagem pelos sambas históricos que marcaram o povo. Já Paraíso do Tuiuti, Beija-Flor e Mangueira contaram com a interação do público para envolver ainda mais os presentes.
A noite também foi marcada por momentos de emoção e humor. A Vila Isabel trouxe o ator Rodrigo Santana e a apresentadora Sabrina Sato para animar o público, enquanto a Portela fez uma linda homenagem a Milton Nascimento, que esteve no palco com artistas como Teresa Cristina e Roberta Sá. Salgueiro, Grande Rio e Imperatriz Leopoldinense trouxeram toques de religiosidade aos seus enredos. O grande final ficou por conta da atual campeã, a Unidos do Viradouro, que encerrou o evento com muita empolgação e energia.
E não parou por aí: após o evento, a roda de samba do Cacique de Ramos, com o grupo Força da Cor, proporcionou uma grande confraternização, reunindo convidados especiais e fortalecendo o clima de festa.
O Rio Carnaval 2025 acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de março, com as seis primeiras colocadas retornando para o Desfile das Campeãs no dia 8. Os ingressos restantes para arquibancadas especiais e cadeiras individuais podem ser adquiridos na plataforma da Ticketmaster, acessível em www.riocarnaval.com/ingressos.
Foto: Eduardo Hollanda / Rio Carnaval