Emoção e inovação marcam desfile das campeãs do Rio Carnaval 2024

Shows de Anitta, Zeca Pagodinho, Alcione e Neguinho da Beija-Flor abrem noite de desfiles na Passarela do Samba

 

A noite de sábado (17/02) na Marquês de Sapucaí foi marcada por festa, leveza e confraternização, no Desfile das Campeãs do Rio Carnaval 2024. Antes das apresentações das seis primeiras colocadas, o público foi agraciado com um show especial que reuniu grandes nomes da música, como Anitta, Zeca Pagodinho, Alcione e Neguinho da Beija-Flor, além de sambistas renomados, celebrando as raízes do samba.

 

O presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, aproveitou a ocasião para destacar o sucesso do carnaval deste ano. "Foi um ano de casa cheia, com ingressos esgotados meses antes dos desfiles. A Liga fez sua parte, auxiliando as escolas a construir um grande espetáculo. A apuração na Cidade do Samba, pela primeira vez, foi um sonho realizado e bateu recorde de audiência. Foi um momento mágico", afirmou Perlingeiro.

 

O desfile começou com a Unidos de Vila Isabel, sexta colocada, que trouxe a energia contagiante de sambas clássicos da agremiação. A Azul e Branco emocionou ao relembrar "Gbala – Viagem ao Templo da Criação", com o carnavalesco Paulo Barros trazendo novamente a beleza e criatividade que marcaram a edição.

 

Em seguida, a Portela, quinta colocada, levou a Sapucaí a se emocionar com o enredo "Um Defeito de Cor", inspirado no livro de Ana Maria Gonçalves, sob a batuta dos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga. A Águia, com seu visual inspirado na África, conquistou novamente o coração dos sambistas.

 

A quarta colocada, Acadêmicos do Salgueiro, trouxe o enredo "Hutukara", de Edson Pereira, abordando a defesa do povo Yanomami e a preservação ambiental. A bateria Furiosa, dos Mestres Guilherme e Gustavo, levantou a Avenida com suas paradinhas e bossas características.

 

A Acadêmicos do Grande Rio, terceira colocada, encantou a todos com o enredo "Nosso Destino é Ser Onça", que remeteu às lendas tupinambás e ao livro de Alberto Mussa. A apresentação teve como destaque a comissão de frente e as alegorias criativas, assinadas pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.

 

A vice-campeã, Imperatriz Leopoldinense, foi a penúltima a desfilar, trazendo a magia cigana com o enredo "Com a sorte virada pra lua, segundo o testamento da cigana Esmeralda", de Leandro Vieira. A caravana cigana, com o samba defendido por Pitty de Menezes, fez a Sapucaí vibrar mais uma vez.

 

O encerramento ficou por conta da campeã, Unidos do Viradouro, que brilhou com o enredo "Arroboboi Dangbé", criado por Tarcísio Zanon. A serpente da comissão de frente e as alegorias que homenagearam as crenças vodus africanas e as mulheres guerreiras da Costa da Mina arrepiaram o público. A bateria de Mestre Ciça e o intérprete Wander Pires deram um show à parte, coroando o desfile da grande vencedora do carnaval de 2024.

 

Com ingressos esgotados e uma transmissão de sucesso, a festa na Sapucaí celebrou a força e a beleza do samba, reafirmando o Carnaval carioca como uma das maiores manifestações culturais do Brasil.

 

Foto: Dhavid Normando / Rio Carnaval

Copyright© 2007/2024 - TAMBORINS.COM.BR - Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.