Carnaval te amo! Viradouro é Patrimônio Imaterial de Niterói
Projeto de lei declara campeã do carnaval 2020 como patrimônio de sua cidade natal.
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Grupo Especial
- 07 Junho 2022 - 14:05
A Escola de Samba Unidos do Viradouro foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói, no último sábado, dia 4. Em 2020, a agremiação conquistou o 1º lugar do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Neste ano, ficou com a terceira colocação, com o enredo: ‘Não há Tristeza que Possa Suportar Tanta Alegria’. A escola obteve nota 269,5 pontos.
Autor do projeto, Binho Guimarães (PDT), vereador licenciado ressaltou a importância da escola em relação à sua comunidade – “O que reafirma não apenas a sua trajetória de superação e grandiosidade, mas também a sua importância como patrimônio cultural material e imaterial do município de Niterói, no qual baseia-se a sua sede até hoje”, afirmou.
Fundada em 24 de junho de 1946, a Unidos do Viradouro surgiu a partir de rodas de samba que aconteciam no quintal da casa de Nelson dos Santos, conhecido como Jangada. As reuniões aconteciam na Rua Capitão Roseira, próximo à Rua Dr. Mário Vianna, que à época era chamada Viradouro. Era naquele local que os bondes que transportavam a população da cidade faziam o retorno.