Título da Grande Rio encerra jejum de 25 anos sem uma campeã inédita no Especial

Última vez que uma escola furou o grupo das campeãs da elite das escolas de samba carioca, havia sido em 1997 com a conquista da Unidos do Viradouro

 

Com a conquista do campeonato pela Grande Rio, com o enredo “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”, o Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro tem uma nova campeã depois de duas décadas e meia. A última vez que isso aconteceu foi em 1997 quando a Unidos do Viradouro conquistou a primeira colocação com o enredo “Trevas, Luz! A explosão do universo”, do carnavalesco Joãozinho Trinta que desbancou a favorita Mocidade Independente de Castor de Andrade e Renato Lage.

 

A escola de Caxias vem beliscando o primeiro lugar faz algum tempo. Em 2006, com o enredo “Amazonas, o eldorado é aqui” a agremiação foi vice campeã pela primeira vez empatando em número de pontos com a Vila Isabel e perdendo apenas nos critérios de desempate, além de ter sofrido uma penalização de dois décimos (0,2) por ter estourado o tempo mínimo de desfile.

 

Em 2007, quando homenageou sua terra natal, a cidade de Duque de Caxias com o enredo “Caxias, dos caminhos de passagem ao caminho do progresso, um retrato do Brasil” foi vice campeã atrás da “África” da Beija-Flor de Nilópolis. Três anos mais tarde, outro vice. Dessa vez ficando atrás do “Segredo” da Unidos da Tijuca, quando a atual campeã do carnaval homenageou um famoso camarote da Avenida com o tema “Das arquibancadas ao camarote nº 1, um "Grande Rio" de emoção, na apoteose do seu coração”.

 

Por fim, depois de um intervalo de dez anos, a Grande Rio chegou ao seu quarto vice-campeonato. Em 2020, a tricolor mais uma vez empatou com a campeã, perdendo nos critérios de desempate. A Viradouro levou o título, mas a escola da Baixada Fluminense fez o o desfile mais consistente de sua história deixando claro para todos que a conquista do sonhado título era apenas uma questão de tempo.

Copyright© 2007/2024 - TAMBORINS.COM.BR - Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.